Pedaço de Mim – Chico Buarque e Zizi Possi

A música preenche a minha vida desde sempre… e são imensas aquelas que deixaram marcas!
Na adolescência, com 16 anos, aprendia a ouvir e a interpretar as palavras do Chico Buarque num velho leitor de cassetes sem cor, mas extremamente valioso na altura. A música dispersava entre amigos, conhecidos, mas sempre lentamente, ao contrário da celeridade e do instantâneo de hoje em dia.
A cassete com a “Ópera do Malandro” do Chico foi emprestada por alguém, que já não lembro o nome e também desapareceu não sei com que destino, depois de se romper, talvez cansada de tanto tocar. Estes pormenores foram esquecidos… todavia, as palavras sublimes de cada música perduraram na minha memória, seguras e incólumes.
“Pedaço de Mim” é somente um exemplo da genialidade de um escritor que ama verdadeiramente as palavras… basta ouvir atentamente o modo como descreve a saudade!

* A letra está disponível a seguir…
“Pedaço de Mim” – Chico Buarque

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

2 pensamentos sobre “Pedaço de Mim – Chico Buarque e Zizi Possi

  1. Pingback: Trocando em Miúdos - Chico Buarque « Por Outras Palavras…

Deixe uma Resposta

