O mundo do João cresce, cresce sem parar…

Hoje começou um novo ciclo na vida do meu afilhado, o João… O SEU PRIMEIRO DIA DE AULAS. É um dia muito importante para mim e para todas as pessoas que o amam. Por isso, meu querido, a madrinha deixa-te o maior abraço do mundo e aquelas palavras que só nós dois sabemos dizer um ao outro. Combinado?

Esse dia ia chegar, nós sabíamos, mas ainda só se falava na escolha da mochila e do material escolar, uma vez que a escola já ele conhecia e, felizmente, muito bem. E isso deixava-me tranquila.
Recebi logo de manhã uma foto do João por mms, sentado naquela que será a sua secretária, junto dos seus cadernos e fiquei emocionada e muito feliz, mas, ao mesmo tempo, triste. O meu desassossego prendia-se com o momento que eu estava a perder… eu que acompanhei quase todos na vida dele: da primeira à última ecografia, as primeiras palavras, os primeiros passos, as papas, a escolha do infantário, as festas de aniversário, a perda dos medos (da relva, da água), os amiguinhos, a amiga colorida… mas não estava no primeiro dia de escola. 😦

O JP está a crescer… está a ficar um rapazinho.

Eu sei que ele ainda não deixou definitivamente o Noddy, as canções da Carochinha, os livros e os vídeos do Ruca ou o cinto de ferramentas do Bob, o Construtor, melhor dizendo, do Bob der Baumeister, já que este veio expressamente da Alemanha e já o ajudou a aprender rapidamente umas palavritas numa língua bem interessante.

Não esquecerá facilmente a Ilha das Cores e o Duarte das Pistas da Blue. Mas inevitavelmente novos interesses virão, que lhe irão mostrar que está mesmo a crescer. Quando hoje a Li me contou que  ontem ele disse “quando for grande quero ser cientista, como o Pinto Pititão” (da Família Galaró, para quem não sabe), não vale a pena negar que fiquei muito contente por saber que a bagagem do meu afilhado está carregadinha de boas influências, belíssimas imagens, palavras mágicas que ele aprendeu a reproduzir, lições que ele compreendeu e conseguiu pôr em prática e tenho a certeza que isso ninguém lhe tirará, porque os Noddys, os Rucas, a Blue terão outros nomes, mais adultos, é certo, mas que terão certamente o mesmo efeito naquele coração pequenino, sempre disposto a crescer.

O que nunca irá mudar será a sua alegria, espontaneidade, os seus abracinhos sinceros, a cumplicidade dos olhares… e o meu amor por ele.

23 pensamentos sobre “O mundo do João cresce, cresce sem parar…

  1. 🙂 o tempo que passa, quase sem darmos conta, traz as mudanças necessárias e imprescindíveis aos nossos pequeninos…
    aquilo que nunca alterará é o facto de, aos nossos olhos, eles serem sempre os nossos tesouros, que muito estimamos com todo o nosso amor…

    desde que te conheci, conheci também esse menino lindo e doce que é o João, nas fotos e vídeos que me mostraste… e a imagem que me ficou, e que é “símbolo” da vossa relação, foi a de um vídeo em que estavas deitada ao lado dele e se ouvia exactamente “aquelas palavras” que só os dois sabem dizer um ao outro….
    muita ternura, muito carinho, muita cumplicidade, muito amor…

    Sim, muitas mudanças virão, mas sei que marcarás sempre a tua presença, porque essa relação que tens com o teu afilhado é das ligações mais bonitas que alguma vez vi… com a tua forma de ser, Amiga, estás a transmitir-lhe valores muito importantes para a vida dele! 🙂

    Tudo de bom para o João nesta nova fase da sua vida!

    Bejinhos*

    Gostar

  2. Lindoooooooooo!
    Estou completamente sem palavras. E também não consigo escrever com tanta nublina nos meus olhos, pahh 🙂
    Volto quando tiver recuperado fôlego, tá?
    Adoro-te madrinha do João!

    Gostar

  3. Depois deste texto maravilhoso que marca o 1º dia de escola do Joãozinho… não há muito a dizer… a não ser que o João tem os MELHORES PADRINHOS DO MUNDO!!!

    Nem a distância é entrave para estes padrinhos maravilhosos participarem em todos os momentos especiais do afilhado… nem que seja por MMS, vídeo, fotos…

    Ontem o João fez questão de telefonar aos padrinhos para lhes contar que já estava no 1º ano… é mesmo uma delícia apreciar esta relação de carinho, de amor, de cumplicidade… entre eles.

    Uma coisa é certa… estarão sempre presentes nos momentos importantes do Joãozinho… SEMPRE! nem que seja no pensamento e no coração…

    E pelo João eu digo…

    Obrigada padrinhos…
    Amo-vos até à LUA!!!*

    Gostar

  4. Obrigada pelas palavras de todos, mas em especial as tuas Li, que são para mim o reflexo de tudo o que faço em relação ao Jota…

    Beijinhos.

    P.s.: em relação à presença de Penafiel, não sei o se passa. Tem de haver uma razão muito forte, podem crer nisso. 😀

    Gostar

  5. Tudo o que o João precisa é de amor e de carinho e nesse aspecto, em relação aos padrinhos, é um priveligiado! Porque como diz a Lili, e bem, a vossa relação com o Joãozinho é das mais bonitas que já alguma vez vi!

    Agora um aparte… a prenda que vamos oferecer ao Joãozinho para simbolizar o 1º dia de escola (infelizmente só chegou hoje) é um livro que se chama Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti… e faço questão que seja este o primeiro livro a ser lido por ele aos padrinhos… porque é na realidade uma história que tem tudo a ver com o Joãozinho.

    Bem, já repararam que eu tou uma tagarela, né? 🙂

    Bjs*

    Gostar

  6. bem, eu não sei, mas hoje estou especialmente embevecida a ler o cantinho da minha Amiga…. 🙂

    apetece-me só dizer que é uma maravilha poder “pertencer” aqui, fazer parte deste círculo de pessoas tão maravilhosas… sorte, coincidência, destino… o que sei é gosto!

    um beijo super hiper mega sorridente!!!!! LOL 😀

    Gostar

  7. Isto está animadíssimo!
    O João é mesmo especial, cada vez tenho mais vontade de o conhecer, e aos Pais também 🙂
    Carla, é urgente marcar um encontro, com todos, com a Liliana e o RAP, hehehehe
    Espero que esta nova etapa na vida do JP continue a ser sempre bonita e por muitos anos.
    Adorei a escola primária, a professora e os colegas todas as novidades eram uma excitação, só guardo boas memórias.
    Ainda hoje sou amiga da minha professora D.Fatinha, que será sempre uma referência na minha vida 🙂
    Votos de sucesso para o João e para todos os meninos que começaram agora…

    Beijos grandes para todas e um especial ao personagem principal 🙂

    Gostar

  8. Sim, é verdade, esta semana estou um cadito lamechas… e falando do meu filho e da minha afilhada (para quem não sabe, eu sou a madrinha de faculdade e também de casamento da nossa querida anfitriã… 🙂 ) fico muito “melosa”, por razões óbvias, né?

    E sim… grande verdade, Lili… num cantinho tão especial como este (e lamento por vezes estar mais ausente do que desejaria…), só podíamos encontrar pessoas muito especiais… somos NÓS TODOS que fazemos dele o nosso ponto de encontro!!!

    Beijinhos para todos os “moradores”*

    Gostar

  9. Bem… cá estou eu de novo… arranjem-me um sofázinho que vou instalar-me por aqui!

    Não podia deixar de vos contar o meu primeiro choque nestes primeiros dias de aulas do Joka… e que chooooquee!!!

    Hoje quando lhe perguntava como tinha corrido o seu dia na escola ele, às duas por três, disse-me:
    – mãe, já sei o que é o sexo (FIQUEI ESTARRECIDA a imaginar a continuação da conversa!!!)
    – pois já – disse-lhe eu calmamente… – a mãe já te ensinou que existe o sexo feminino e o sexo mascul… (nem me deixou terminar a frase!)
    – naah, nada disso, um amigo ensinou-me… SEXO É TODOS NUS A APALPAR DAS MAMINHAS ATÉ AO CHÃO!!!
    É claro que lhe tentei dar a volta com a explicação dos géneros feminino e masculino novamente e não aprofundei mais o assunto…
    mas agora fico a pensar, se isto já é assim no 2º dia de escola, como vai ser no final do ano lectivo?

    Gostar

  10. Deixo a todas vós um enorme OBRIGADA… pelas palavras lindas que me deixaram e que eu já não tenho como retribuir. Cada uma delas tem um lugar muito especial no meu coração. 🙂

    Acreditem que estou emocionada, mas o que esperar de um post em que se fala de alguém tão maravilhoso como o nosso Jota. Ainda vocês não o ouviram cantar e ele canta tão bem! Não estou a ser convencida. Parece que o estou a ouvir a cantar aquela música das estações do ano, que eu adoro, e a desejar que chegue a parte do Verão para que ele cante assim “todos regalados, a comer gelados”! Já fizemos isto os cinco dentro do carro, lembras-te Li? Foi tão divertido! 😀 Já para não falar da fase do “Põe tua mão na mão do meu Senhor da Galileia”… 😀

    E as histórias não teriam fim…

    Beijinhos*

    Gostar

  11. Tu também ouves o João cantar?? Isso deve ser do trombone… 🙂 (tinha que brincar com isto hihihi)

    Quanto ao facto de cantar bem, eu confirmo, apesar de ser suspeita 😉
    Ele gosta muito de cantar e de tocar todos os instrumentos possíveis e também imaginários, gosta de fazer concertos e colocar o Ruca, o Noddy, e o Shrek a assistir, gosta de acompanhar as músicas do Panda ligando o microfone na aparelhagem e cantando nas alturas e sim… quer uma bateria de prenda de anos (ai, ai, ai). Como cantor que se preze, tanto exige cantar sozinho, como nos obriga a cantar com ele… it depends… e a fase do “Põe Tua Mão na Mão do meu Senhor” foi complicada, porque era certinho no almoço de família ao Domingo que todos teriam que levantar os braços no ar ao som da música… já lá vão 4 anos 😦

    E como diz a Carla, as histórias não teriam fim…

    Eu só acho que não nos entendemos na forma de o tratar… ele é João, é Joka, é Jota, é JP, é Joãozinho e João Pedro, e tudo e tudo e tudo… 🙂 mas cá nos entendemos…
    BeiJOKAs*

    Gostar

  12. 😀 ehehe então Carla, estou a ver que isto pega-se…cá pra mim, deve ser o RAP que anda por aí com um trombone só pa nos enganar…. 😀 lol

    Li, mãe é mesmo assim, faz a festa, atira os foguetes e apanha as canas!!! 😉 e prepara-te porque, hoje em dia, os miúdos aprendem tudo muito rápido… eu nem quero pensar para o ano como vai ser comigo…

    já agora, que rico ponto de encontro este… bate recordes de audiência!! lol 😀

    beijinhos a todos os “moradores” *

    Gostar

  13. Pois é, Lili, mãe é “galinha” mesmo…

    Esta fase da vida dos nossos filhos é muito bonita, e para os que já estão habituados às creches e prés, que é o caso do João, esta mudança não é problemática, pelo menos a adaptação à sala de aula e professora (só vi uma criança a chorar que queria voltar com a mãe), a mudança é mais angustiante para os papás… muita ansiedade, muitas dúvidas … pois não deixa de ser um mundo novo, e sente-se que eles são ainda muito pequeninos, e a escola parece-nos imensaaaa… será que se sabem defender? será que vão lanchar? será que… será que…? tanta dúvida!
    Mas é a vida, eles têm que se “desenrascar”… como nós nos “desenrascámos” um dia… 😦

    Bjnhs*

    Gostar

  14. Só em jeito de desabafo… 🙂
    O Joka não só quer uma bateria nos anos como também uma guitarra eléctica no Natal 😉 pois, segundo ele, é para fazer uma banda e a banda tem que ter pelo menos duas pessoas, né???
    Acham que vou aguentar??!?!?!?!
    Cá para mim, ainda vou ser expulsa do condomínio… hihihihi

    E já agora… ouvi dizer que era para te lembrar todos os dias do nosso encontro… cá tou eu a fazer com que não te esqueças… lol

    *Bjnhs*

    Gostar

  15. Minhas queridas,

    Eu ando ligada, para o caso de não parecer 😀 , por isso o nosso encontro poderá estar perto de acontecer! 🙂

    Em relação à banda do Jota, eu acho que para além da guitarra, talvez ele esteja a pedir mais alguma coisa, não? (brincadeirinha)

    Beijocas*

    Gostar

  16. 🙂 éhhhhhhhhhhhhhhhhh

    Quando souberes onde há o que ele quer em saldos, avisa, tá? 😉

    Para o ano ele possivelmente terá o que quer… se as taxas da Euribor asssim o permitirem… 🙂 (brincadeira…)

    ******

    Gostar

  17. Em conversa hoje com o meu tagarela (acho que puxou um cadito da madrinha também… 🙂 ) ele perguntou-me se podia receber a bateria no aniversário e um ferrari que viu no Toys’r’us no Natal… respondi que tínhamos de ver com o Pai Natal se era possível…

    O João reflectiu e perguntou-me de seguida:
    – Mãe… e o Pai Natal vai deixar o presente em nossa casa, ou na da madrinha?!?!… é que é lá sempre que ele põe os melhores presentes, os que eu mais gosto… e eu quero na minha casa também!

    Bem… é necessário dizer a este Pai Natal com preferências regionais que as melhores prendas também têm que vir para o Castêlo, não pode ser sempre em Vale de Cambra… lol

    Bjnhs* e bom fim-de-semana

    Gostar

Deixe um comentário