O Natal nas ruas do Porto…

Passear pela baixa do Porto na época de Natal é um must do. Admirar as ruas e praças iluminadas, sentir o cheirinho das castanhas assadas, observar o corropio das pessoas na azáfama das compras traz-me de volta as memórias dos tempos em que esta cidade era o cenário da minha vida. Fui muito feliz no Porto!
Tenho de referir, no entanto, que, para minha tristeza, as decorações natalícias deste ano não têm o encanto de outros tempos. Gostos não se discutem, é certo.

Avenida dos Aliados – Natal’09

Rua Passos Manuel – Natal’09

Rua Santa Catarina – Natal’09

Da Avenida dos Aliados subi à Rua do Bonjardim e, como sempre, não resisti a uma passagem pela Casa Januário, para ver as novidades e deliciar-me com os escaparates coloridos de frutos secos, que enchem os olhos de quem gosta de produtos de qualidade e, sobretudo, de perceber que há tradições que se mantêm.

Casa Januário – Porto’09

Tradição é também o lema da Casa Chinesa, na Rua Sá da Bandeira, onde o único sinal dos tempos modernos parece ser o uso do Multibanco. Os frutos secos são vendidos nos saquinhos de papel, a conta faz-se num papel em cima do balcão, perante o olhar atento dos clientes e o atendimento é sempre cuidadoso e sui generis. Eu acho tudo isto fantástico! Comprei as amêndoas, as avelãs, os figos, as tâmaras, as castanhas do Pará…

Casa Chinesa – Porto’09

Outro local a visitar é a Pérola do Bolhão na Rua Formosa, bem perto da Rua de Santa Catarina. É um dos ex-libris do Porto, no que diz respeito ao comércio tradicional. A fachada da mercearia é absolutamente maravilhosa com os seus painéis de Arte Nova, dignos de uma visita.

A Pérola do Bolhão – Porto’09

FOTOGRAFIA DO PORTO

O Porto é uma menina a falar-me de outra idade.
Quando olho para o Porto sinto que já não sou capaz
de entender a sua voz delicada e, só por ouvir, sou
um monstro que destrói. Mas os meus dedos são capazes
de tocar-lhe nos ombros, de afastar-lhe os cabelos.
Entre mim e o Porto, existem milímetros que são
muito maiores do que quilómetros, mesmo quando
os nossos lábios se tocam, sobretudo quando os nossos
lábios se tocam. De que poderíamos falar, eu e o Porto,
deitados na cama, a respirar, transpirados e nus?
Eis uma pergunta que nunca terá resposta.

(JOSÉ LUÍS PEIXOTO, in “Gaveta de Papéis” / Edições Quasi)

4 pensamentos sobre “O Natal nas ruas do Porto…

  1. Confesso que o Porto nunca foi uma cidade que me deixasse apaixonada, talvez porque nunca lá vivi e só a visito com o intuito de fazer compras, ou porque tenho algum curso de formação para aqueles lados… A verdade é que olho para o Porto com um preconceito estranho, não o sei justificar… ou talvez até saiba, mas isso são contas de outro rosário e o Freud já não está aqui para analisar….

    Ao ver estas fotos e a forma como sempre falas da cidade, esqueço por momentos aquilo que sinto em relação ao Porto e vejo uma cidade diferente, cheia de emoção, a fervilhar de sensações quentes e prazeirosas, daquelas que se partilham com os amigos ou o mais-que-tudo, numa esplanada de um café, num teatro, numa rua qualquer…
    Conseguiste que eu sentisse que o Porto até podia bem ser a minha casa…
    Olhar as coisas com outra perspectiva é, realmente, algo que devíamos fazer sempre… Podemos ficar espantados com o resultado…

    Beijinhos grandes Amiga🙂

    Gostar

  2. Gostei do seu post. Eu sou tripeira, mas vivo muito longe da minha terra. Claro que conheço bem os lugares que mostra nas suas fotografias(bem bonitas), mas vê-las de novo é sempre bom. Também preferia as iluminações antigas, no entanto nessas ruas têm sempre qualauer coisa de familiar. Obrigada por as trazer até mim…

    Gostar

Deixe uma Resposta

