Isto é apenas um desabafo retórico (de quem ainda não falou sobre o assunto do ano) …

Ice bucket challenge’…

Será que as pessoas que criticam o viral e, por isso, profícuo Ice bucket challenge’, com especial enfoque no alegado gasto de água potável que este acarreta, têm atenção à água que desperdiçam na sua higiene pessoal, nomeadamente no banho (e já nem falo dos banhos de imersão) ou a lavar os dentes?
Darão atenção, por exemplo, ao número de descargas do autoclismo? Sim, porque existem formas de ajustar o volume de água a descarregar.
Será que lavam a louça à mão, sem ser peça a peça?
Será que aproveitam a água da chuva para a reutilizar na rega de plantas (interiores ou exteriores) e jardins?
Será que essas pessoas não fazem banhos de mangueira no jardim ou não usam piscinas insufláveis, actividades que fazem as delicias de crianças (e muitos crescidos) na época quente?

Será???

Eu tento ao máximo pôr em prática no meu dia-a-dia parte destas acções, porque acredito que, todos juntos, podemos ajudar a poupar um bem tão precioso como é a água. Mesmo assim, apoio esta causa, quando feita com o verdadeiro propósito obviamente e desde que o uso da água seja tão-somente um acto simbólico, uma vez que o objectivo maior é a angariação de fundos para a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma enfermidade a quem ninguém prestava grande atenção até então e sobre a qual muitos nunca teriam ouvido falar. Se podia ter sido por outros meios? Podia. Mas se este resultou, porquê tanto alarido?

Aproveito para fazer deste post, não apenas uma mera dissertação da minha opinião, mas também um útil veículo de informação, partilhando o site da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, a Apela. Existem muitas formas de ajudar esta associação. Eu tornei-me sócia, sem banho de água gelada, mas asseguro que, se esse banho movesse outras pessoas a serem solidárias, não teria problema algum em fazê-lo.

E era só isto que queria dizer…

.

Advertisements

2 pensamentos sobre “Isto é apenas um desabafo retórico (de quem ainda não falou sobre o assunto do ano) …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s