Portugal sabe dançar, ou a ‘sala está torta’?

 Quando se tenta imitar fielmente um programa de televisão (apesar de não conhecer as regras, quanto ao uso de um modelo comprado, como é o caso do “Achas que sabes dançar?”), o desastre pode ser iminente, porque, no lugar da equipa fazer algo com que se identifique, acaba por não se rever no que está a fazer. Acho sinceramente que é isso que está a acontecer no programa da SIC. A Diana Chaves até consegue ter uma postura bonita e humilde, está a começar (é certo), mas não é a Cat Deeley! No júri até pode haver um bailarino de flamengo consagrado e outro bailarino de hip-hop muito internacional, mas nem um nem outro tem para mim o principal: consciência da realidade portuguesa. Simplesmente porque não a conhecem, não a estudaram, ou não se identificam com ela. Joaquín Cortés não deixa de falar em espanhol e não estabelece qualquer química com os portugueses, Marco da Silva fala num português terrível e ambos não tecem críticas construtivas sobre o que vêem. Salva-se Rita Blanco, imaginem só, que, mesmo não tendo qualquer relação com a dança, consegue fazer algumas das melhores críticas de dança e interpretação. Estranho, não é?

Outro grande erro, pelo menos para mim, consiste em usar temas musicais que carregam coreografias geniais e premiadas do programa americano, como é o caso de ‘Fix You’ dos Coldplay por Travis Wall ou ‘Woman’s work’ de Maxwell por Tyce Diorio. Basta confirmar aqui ou aqui, caso não dê para ver nos vídeos abaixo!

Tendo em conta estes pontos de desequilíbrio, torna-se difícil construir um programa coeso, que seja um reflexo do país que temos.  A desarmonia reflecte-se naturalmente nas actuações de bailarinos bons (poucos, na minha opinião, pois alguns bailarinos simplesmente maravilhosos ficaram pelo caminho já nos castings, sabe-se lá porquê) mas ansiosos e um pouco perdidos que não sabem onde pegar no ‘fio da meada’ de um novelo sem princípio nem fim.

Lamento muito. Porque Portugal sabe dançar! Senão vejam:

Marcelino Sambé

Advertisements

7 pensamentos sobre “Portugal sabe dançar, ou a ‘sala está torta’?

  1. Eu não sigo o programa para dar a minha opinião, mas um amigo que é professor de dança aí foi para esse concurso e não passou à fase de castings que já passa na TV, no entanto muitos “cromos” já apareceram nessa fase da TV. O que nos leva a chegar à conclusão que muitos dos bons ficam para trás porque a TV quer espectáculo, e quem faça rir, o que é muito injusto para os que são melhores e nem à fase seguinte passam.

    Gostar

  2. Até agora ainda não vi nenhum programa completo, logo torna-se difícil perceber o que por ali se passa… Sou fã do modelo original! Adoro as coreografias, os coreógrafos e os bailarinos; adoro o júri e até a anfitriã 🙂
    Estou claramente convencida que em Portugal se sabe dançar. Sem qualquer dúvida. Creio é que, também na dança, nos deparamos com uma enorme dificuldade em promovermos os nossos talentos. Talvez nos falte um pouco de orgulho em nós próprios, na medida certa. talvez seja apenas isso.
    Beijinhos!

    Liked by 1 person

    • Soni, concordo em parte contigo. Acontece na dança o que acontece em muitas outras áreas, ou seja, poucas valências em Portugal para que os bailarinos se sintam amparados. Com o Estado a ‘ser indiferente’ a esta arte, torna-se compreensivamente mais difícil crescer. Se compararmos com a realidade americana, estamos a anos luz.
      No caso do programa, acho que as pessoas escolhidas para julgar e decidir não foram as acertadas.

      Beijinhos

      Liked by 1 person

  3. Pingback: Sobre o ‘Achas que sabes dançar?’… | Por Outras Palavras…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s